A Fairline Yachts UK anunciou hoje que o RiverRock European Opportunities Fund II adquiriu o controle acionário da empresa.

Depois de uma parceria de sucesso nos últimos 11 meses, a RiverRock demonstrou seu apoio e confiança contínuos na Fairline e se comprometeu com um grande programa de investimento de capital que garantirá o futuro financeiro do estaleiro após a turbulência causada pela pandemia global de coronavírus, a empresa disse em um comunicado.

Alexander Volov e Igor Glyanenko, os dois investidores russos que possuem a marca Fairline, encerraram em 1º de julho de 2020 após seu colapso sob proprietários anteriores em 2016.

A declaração da Fairline afirma hoje que Glyanenko e Volov dão as boas-vindas ao investimento da RiverRock e, embora mantendo um interesse financeiro na Fairline, se concentrarão em seus negócios principais, que foram significativamente afetados pela pandemia Covid-19 e nos últimos meses foram afetados pelo petróleo choque de preços. Compra de barcos do Fairline Squadron 78

Peter McNulty, COO da Fairline, afirma: Ao adquirir uma participação majoritária na empresa, a RiverRock demonstra seu apoio e confiança contínuos na Fairline. O investimento garante nosso futuro financeiro e garante que possamos continuar a implementar nosso plano estratégico de longo prazo para a marca.

“Como anunciado anteriormente, a empresa tomou algumas decisões difíceis para dimensionar corretamente os negócios como resultado das atuais condições de mercado extremamente desafiadoras. Isso posicionou melhor a empresa e a alinha mais estreitamente com nossos planos estratégicos, tanto em termos de crescimento de produtos quanto de região. O novo investimento da RiverRock nos fornece a capacidade de capital e execução necessária para cumprir esses planos de crescimento a longo prazo”.

McNulty continua: “A pandemia de coronavírus colocou pressão adicional em todas as empresas e o investimento da RiverRock significa que podemos continuar nosso programa de desenvolvimento de novos produtos, altamente inovador e empolgante, que é fundamental para o crescimento sustentado dos negócios e para atender às exigências de nossos compradores”.

Jason Carley, gerente sênior de portfólio da RiverRock, acrescenta: “Temos o prazer de dar o próximo passo em nossa jornada na parceria com a Fairline Yachts. Acreditamos firmemente na equipe à frente e na força da marca. Agradecemos o investimento significativo de Alex e Igor nos últimos quatro anos e agora nosso investimento adicional ajudará a Fairline a crescer e permitirá que a empresa continue fazendo o que faz de melhor – construindo barcos artesanais com design requintado, fabricados na Grã-Bretanha”.

A menção de um relacionamento bem-sucedido de 11 meses entre a Fairline e a RiverRock é uma indicação de um pagamento em dinheiro de £ 15 milhões acordado em agosto de 2019. Foi declarado na época que esse investimento de capital seria usado para acelerar a emocionante agenda de desenvolvimento de produtos da Fairline.

Com este novo investimento, a Fairline Yachts pretende fortalecer a sua posição no mercado mundial e o seu lugar como uma das marcas tradicionais e líderes dos estaleiros do Reino Unido.